Reflexão Pensamento


Entender que uma mesma situação pode ser interpretada de modos diferentes é o primeiro passo para aprender a lidar com os pensamentos e as emoções.

A metacognição (pensar sobre seus pensamentos) é a uma importante ferramenta na terapia, tratar isso vai te ajudar a perceber, por exemplo se a situação é congruente com reação emocional e assim, se dar conta se estou tornando um Gatinho –inofensivo/calmo- em um Leão – perigoso/pânico- o que chamamos de CATASTROFIZAÇÃO. Essa classificação de pensamento está bastante ligada no tratamento de emoções desagradáveis como ansiedade e depressão.

leão

Muitas vezes diante de uma situação acabamos predizendo o futuro negativamente, sem levar em consideração outros resultados mais prováveis por exemplo: Estou tão ansiosos que não vou conseguir trabalhar, vai dar tudo errado!!

Desta forma, antecipo o resultado negativamente, disparando a emoção desagradável. A psicoeducação dos nossos pensamentos entre outras técnicas cognitivas e comportamentais é sem dúvida o início de uma mudança duradoura e eficaz para controlar a intensidade das emoções desagradáveis e assim ter uma tomada de decisão mais eficaz e assertiva.

 

Tomara que tenhamos conseguido responder algumas perguntas, e feito você pensar em novas.. caso tenha perguntas ou sugestões sobre o assunto pode nos enviar. contato@vendramepsicologia.com.b


Katia Vendrame

sobre Katia Vendrame

Katia Vendrame - Psicóloga Clínica a mais de 10 anos (CRP 07/23029) formada pela PUCRS. Atua em consultório na cidade de Porto Alegre/RS presencial e on-line. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais e Terapia dos Esquemas (FADERGS/Intcc). Treinamento Intensivo DBT pelo Behavioral Tech e The Linehan Institute/EUA. Pós graduada em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica (Famaqui/Núcleo Médico Psicológico). Coautora do Livro o Poder do Otimismo.