Orientação Profissional


road-lines-symmetry-fork

A escolha de uma profissão: Para onde ir?

Será mesmo a escolha profissional o momento mais importante na vida de um jovem? Será a escolha de uma profissão a escolha mais importante que um indivíduo faz em sua vida?

Sem dúvida, a maior parte de nosso tempo no dia-a-dia é ocupada com o trabalho. O momento da escolha profissional é importante para o jovem, pois é um momento de conflito. A construção de um futuro é resultado da combinação de uma série de fatores, dentre eles a escolha de uma profissão. Os fatores que influem na escolha profissional são:

– Características da profissão;

– Mercado de Trabalho;

– Importância social e Remuneração;

– Habilidades necessárias para o desempenho;

-A escolarização e o vestibular.

Quanto mais o individuo compreende e conhece esses  fatores, mais controle terá sobre sua escolha.

O processo da escolha profissional é um processo de identidade do indivíduo. Suas expectativas em relação a si próprio, seus gostos, as habilidades que já desenvolveu até o momento, a profissão das pessoas que lhe são significativas, as imagens registradas no seu mundo interior relacionadas as profissões, a percepção que tem de suas condições materiais, seus limites e possibilidades, seus desejos, tudo aquilo que deseja negar, tudo aquilo que deseja afirmar, enfim, todo seu mundo interno é mobilizado para a escolha profissional.

A escolha é difícil mesmo. Por exemplo, imagine-se entrando em uma livraria e perguntando ao vendedor sobre os últimos lançamentos. Ele certamente irá lhe mostrar uma estante dedicada a eles. São muitos! Você observa a capa,colhe informações na contracapa, informações sobre o autor, quem sabe procura opiniões a respeito na internet, tutoriais, enfim, procura informar-se antes de tomar a sua decisão. Quanto mais em dúvida tiver mais recursos busca para fazer a escolha certa.  Nesse processo de escolha, você vai excluindo os livros que não lhe agradam internamente, seus interesses, as opiniões de não recomendações etc.. Assim vai diminuindo suas possibilidades de escolha. Mas chegará uma hora em que você, mesmo tendo excluído muitos, terá ainda em suas mãos dois ou três altamente recomendados.  E na escolha da profissão? Também agimos assim. Quanto mais informações conseguir sobre determinada profissão, mais elementos terá, a dúvida faz parte do processo de decisão. Então você busca bate papos com colegas, profissionais da áreas de seu interesse, procura saber que trabalho executam, enfim procura obter informações que lhe permitam escolher. Você pode também realizar um serviço de orientação profissional,para buscar um norte que te ajude nessa tomada de decisão.

 

simples-bussola-pontos-cardeais-vector_23-2147670915

 

 

O processo de orientação é um processo de duração limitada, com o objetivo de levar o individuo a se conhecer, possibilitando uma escolha mais lúcida, madura, ajustada e de acordo com as habilidades de cada indivíduo.

O processo individual é composto a quatro/cinco encontros:

-Entrevista estruturada;
-Aplicação de testes psicológicos;
-Devolução individual;

 


Katia Vendrame

sobre Katia Vendrame

Katia Vendrame - Psicóloga Clínica a mais de 10 anos (CRP 07/23029) formada pela PUCRS. Atua em consultório na cidade de Porto Alegre/RS presencial e on-line. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais e Terapia dos Esquemas (FADERGS/Intcc). Treinamento Intensivo DBT pelo Behavioral Tech e The Linehan Institute/EUA. Pós graduada em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica (Famaqui/Núcleo Médico Psicológico). Coautora do Livro o Poder do Otimismo.