A mala de viagem


download

Conta-se que um homem viajando pela estrada, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas, carregava um saco de terra; em volta do peito, trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada. Imagine!
Pelo caminho foi lhe perguntado: “Cansado viajante, por que carrega essa pedra tão grade?”
“É estranho”, respondeu o viajante, “mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava.” Então, ele jogou a pedra fora e se sentiu muito melhor. Em seguida, foi lhe perguntado novamente: “Diga-me cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada?”
“Estou contente que me tenha feito essa pergunta, eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo”, disse o viajante. Então, ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal.
O problema dele certamente não era a pedra nem abóbora, mas a falta de consciência da existência delas. Sem dúvida, podemos afirmar que essa é umas das grandes dificuldades de muitas pessoas. Elas carregam cargas sem perceber e, portanto não é de se estranhar que fiquem tão casadas! Cada um tem seu tipo de carga “especifica” (pensamentos negativos, crenças disfuncionais, acreditar que não existe saída, autopiedade, culpar e acusar outras pessoas, carregar “falsas cargas” de culpa de coisas que não poderiam ser evitadas, entre outras). Portanto, quanto mais cedo começarmos a descarregá-la, a analisar o conteúdo da própria bagagem, mais cedo nos sentiremos livre para trilhar por nossos caminhos e valorizar o que realmente contribui para a qualidade de sua vida.
Retire a carga desnecessária. Valorize o que contribui para a qualidade de sua vida.


sobre Katia Vendrame

Psicóloga Katia Vendrame - CRP 07/23029 (PUCRS). Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais (FADERGS/Intcc). Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech e The Linehan Institute/EUA). Treinada pelo protocolo Terapia de Reciclagem Infantil. Pós graduada em Avaliação Psicológica (Famaqui/Núcleo Médico Psicológico). Contato: (51)999427182. Av. Ipiranga 40 – Trend Offices–Praia de Belas . Porto Alegre