Razão x Emoção: Como elas dialogam?


Acordo-Mente-e-coração

  Cada um de nós certamente tem infinitos exemplos de situações ao longo da vida em que já se deparou com decisões em que nossa “mente racional” e a “mente emocional” entraram em conflito. Quantas vezes já tomamos uma decisão errada na vida? Quantas pessoas hoje vivem absolutamente distantes do que realmente desejam na carreira, nas relações..

  Dizemos que uma pessoa está em mente racional, quando está abordando o conhecimento intelectual, está pensando racionalmente e logicamente, a atenção fica voltada para os dados concretos, faz plano para seu comportamento, concentrada nos objetivos e nas tarefas. Quando se está com a mente racional, você é levado pelos fatos, os valores e os sentimentos não são importantes.

          x

  Já na mente emocional, os pensamento e comportamentos são controlados principalmente por seu estado emocional atual, as cognições são quentes, os fatos podem ser amplificados ou distorcidos para que sejam congruentes com o afeto, depende do humor. Quando se está na mente emocional você é levado pelos sentimentos e pelos impulsos de fazer ou decidir coisas.

    Equilibrar esses estados da mente incluem sabedoria e assertividade nas decisões, porém integrar eles não parece  ser uma tarefa fácil. É preciso exercitar essa habilidade, conhecer o seu próprio self e assim adquirir um terceiro estado de mente, a habilidade do caminho do meio: o equilíbrio da emoção e da razão, as quais são positivas quando trabalham juntas.  A habilidade do caminho do meio,  é o veículo para equilibrar a “mente emocional” e a “mente racional”,  tem o objetivo de desenvolver um estilo de vida no qual o indivíduo atue conscientemente e aja tomando sempre as melhores decisões.

“Somente quando temos a coragem de enfrentar as coisas tais como são sem nenhuma decepção ou ilusão, que surgirá uma luz pela qual reconheceremos o caminho do nosso êxito”  #conquistemais

 

 Tomara que tenhamos conseguido responder algumas perguntas, e feito você  pensar em novas perguntas..

caso tenha perguntas ou sugestões sobre o assunto pode nos enviar.

contato@vendramepsicologia.com.br


sobre Katia Vendrame

Psicóloga Katia Vendrame - CRP 07/23029 (PUCRS). Especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamental (FADERGS). Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech e The Linehan Institute/EUA). Treinada pelo protocolo Terapia de Reciclagem Infantil. Pós graduanda em Avaliação Psicológica.