Psicodiagnóstico/ Avaliação Psicológica Clínica


Psicodiagnóstico/ Avaliação Psicológica Clínica

Avaliação Psicológica

         –  Trata-se de um procedimento que integra informações provenientes de diversas fontes, como  aplicação de testes, técnicas, entrevistas individuais, observações e análise de documentos.

          -Sendo um processo de investigação com o objetivo de responder a pergunta do encaminhamento e fornecer um diagnóstico confiável e preciso. Ex: Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, Transtorno de Aprendizagem, Dificuldades Emocionais, Depressão, Ansiedade, etc.

         -A avaliação psicológica é entendida como processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da intersecção do indivíduo/sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos (CFP nº 007/2003).

      – A avaliação psicológica é uma prática profissional voltada a um fim específico, devendo estar comprometida com valores humanos, éticos e de cidadania.

      – Os testes psicológicos que estão em uso no Brasil seguem o estabelecido pela Resolução CFP nº 002/2003, que regulamenta os procedimentos para a avaliação dos testes psicológicos, a fim de melhorar a qualidade na utilização desses instrumentos. O CFP, por meio de Edital no Diário Oficial da União, apresenta os testes com pareceres favoráveis, autorizando, assim, o uso e dando legitimidade em sua emissão como prática psicológica.

      – Por meio da Avaliação Psicológica é possível investigar diferentes características psicológicas como emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade, atenção, memória, percepção, entre outras funções mentais.

         – Utiliza-se testes  e escalas conforme faixa etária e objetivos como por exemplo  a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-IV), Provas de Avaliação dos Processos de Leitura (PROLEC), Escala de Maturidade Mental Colúmbia (CMMS), Escala de Inteligência Wechsler (WAIS-III), Escala de Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) entre outros.

        -Ao final do processo é comunicado os resultados, encaminhamentos na entrevista devolutiva, juntamente com a entrega do laudo, bem como o que foi compreendido e o apontamento de novos caminhos.

         – É um processo limitado no tempo. Aproximadamente de seis a oitos encontros com duração de uma hora cada.

Outros Serviços Oferecidos:

               – Orientação Profissional: Aplicação de testes psicológicos para autoconhecimento e auxilio da escolha profissional.

                 – Concursos: Acompanhamento à entrevista de devolução.

                 – Avaliação Psicossocial para Empresas- http://vendramepsicologia.com.br/?p=14

                 -Terapia Cognitivo Comportamental Adulto http://vendramepsicologia.com.br/?p=249

                  -Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância http://vendramepsicologia.com.br/?p=251


sobre Katia Vendrame

Katia Vendrame - Psicóloga Clinica, CRP 07/23029 , formada pela PUCRS. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais (FADERGS/Intcc). Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech e The Linehan Institute/EUA). Treinada pelo protocolo Terapia de Reciclagem Infantil. Pós graduada em Avaliação Psicológica (Famaqui/Núcleo Médico Psicológico). Contato: (51)999427182. Av. Ipiranga 40 – Trend Offices–Praia de Belas . Porto Alegre