Pânico


maxresdefault

O transtorno de pânico (TP) é uma condição crônica e recorrente que prejudica a qualidade de vida e o funcionamento psicossocial dos portadores. O transtorno do pânico caracteriza-se pela presença de ataques repentinos de ansiedade, seguidos de sintomas físicos e afetivos, medo de sofrer um novo ataque e evitação de eventos ou situações em que os ataques de pânico ocorreram.

  • Medo de sensações corporais
  • Medo do medo e da ansiedade
  • Palpitações
  • Suor, Náuseas
  • Sensação de falta de ar
  • Medo de morrer, perder o controle, desmaiar, tem um ataque cardíaco….
  • Desconforto no peito
  • Formigamento
  • Ondas de calor ou frio.

    A terapia cognitivo-comportamental fornece um método alternativo eficaz para tratar transtorno de pânico e evitação agorafóbica, sendo  um tratamento efetivo para o TP, variando entre 74% e 95% o seu grau de eficácia. Psicoeducação, técnicas para lidar com a ansiedade, técnicas cognitivas são algumas das questões trabalhadas no tratamento.  O curso do TP tende a ser crônico na maioria dos pacientes, e está associado a uma qualidade de vida reduzida e funcionamento psicossocial prejudicado.

   O Transtorno de pânico é considerado uma nova forma de adoecimentopsíquico produzida pelo mal-estar da modernidade apresentando diferentes peculiaridades relacionadas às formas de subjetivação do mundo contemporâneo, pois é uma condição bastante frequente e faz com que os sujeitos que dele sofram, procurem assistência médica.

     Transtornos de ansiedade em geral, fazem a pessoa se sentir fora do controle e vítima. Aprender a ser um observador ao invés de uma vítima é o primeiro passo para ganhar controle e previsibilidade, como também aprender quando e em que circunstâncias o ataque de pânico ocorre.

 


Katia Vendrame

sobre Katia Vendrame

Katia Vendrame - Psicóloga Clínica a mais de 10 anos (CRP 07/23029) formada pela PUCRS. Atua em consultório na cidade de Porto Alegre/RS presencial e on-line. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais e Terapia dos Esquemas (FADERGS/Intcc). Treinamento Intensivo DBT pelo Behavioral Tech e The Linehan Institute/EUA. Pós graduada em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica (Famaqui/Núcleo Médico Psicológico). Coautora do Livro o Poder do Otimismo.