Terapia Dialética Comportamental (DBT)


pêndulo-de-newton-31957685

A DBT é um tratamento especialmente desenvolvido para indivíduos que apresentam condutas auto lesivas como machucar-se, pensamentos, desejos e intenções suicidas, problemas alimentares e utilização ou abuso de psicofármacos e drogas. Muitos clientes cumprem critérios para uma desordem chamada Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline, não é difícil que os indivíduos diagnosticados com TPB também apresentem outros problemas- depressão, bipolaridade (THB), estresse pós traumático (TEPT),  ansiedade.

A DBT é uma modificação da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), pela Marsha Linehan, quando a mesma tentou aplicar tcc em pessoas com condutas auto lesivas, pensamento de suicídio e desiquilíbrio emocional. Quando a TCC não funcionou  como ela esperava, a Dra Linehan e sua equipe incorporaram outras técnicas até que desenvolveram um tratamento que obteve melhores resultados. O mais importante de todos os objetivos da DBT é ajudar as pessoas a criar uma vida que “valha a pena ser vivida”, o que varia de pessoa a pessoa. Tendo a tarefa de modificar as suas condutas, especialmente aquelas que podem colocar em risco sua vida, sobre controle, ajudando a criar estratégias para flexibilizar suas formas rígidas de pensamento ou de ver o mundo.  A DBT é um tratamento valido empiricamente, isso quer dizer que tem sido avaliado em ensaios clínicos da mesma forma que os novos medicamentos são avaliados para determinar se são ou não mais eficazes que um placebo. Podendo ser de três modalidade: Terapia individual, grupo de habilidades e assistência telefônica.

Dialética* é um conceito complexo que tem as suas raízes na filosofia e na ciências. Envolvendo vários supostos sobre a natureza da realidade: -As coisas estão conectadas entre si; – A mudança é constante e inevitável; – Os opostos podem ser integrados para formar uma aproximação mais próxima da verdade.

Tomara que tenhamos conseguido responder algumas perguntas, e feito você  pensar em novas perguntas.. caso tenha perguntas ou sugestões sobre o assunto pode nos enviar.

contato@vendramepsicologia.com.br


sobre Katia Vendrame

Psicóloga Katia Vendrame - CRP 07/23029 (PUCRS). Especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamental (FADERGS). Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech e The Linehan Institute/EUA). Treinada pelo protocolo Terapia de Reciclagem Infantil. Pós graduanda em Avaliação Psicológica.